quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Aquiles Priester - Dois bumbos pesados do Sul

(Publicado em 23/07/2005)

Olá meus queridos amigos do APP, como vão vocês?

Bom, hoje eu que dou as caras por aqui pra contar um pouco mais sobre a história do nosso querido batera Aquiles Priester.

Obviamente, todos sabem que ele gravou o disco Nomad do Paul Di’anno, etc, mas muita gente não sabia da existência de um baterista chamado Aquiles Priester. Creio eu que seu nome apareceu nas revistas de metal até mesmo antes dele ter gravado o Nomad, pelo fato de estar desde 1997 com o Hangar, mas até um presente momento, Aquiles não havia sido apresentado para o mundo da bateria.

Na revista Batera & Percussão, número 34 de Junho de 2000, na página 9 traz uma pequena nota, de um rapaz de nome diferente chamado Aquiles Priester, onde o nome da pequena matéria era: “Dois Bumbos Pesados do Sul”.

A matéria falava que Aquiles havia gravado o álbum do Paul Di’anno, fala também da sua banda Hangar e de seus projetos com o Tritone junto com o Frank Solari, Sérgio Buss e Edu Ardanuy (que foi por causa deste projeto que Ardanuy indicou Aquiles a Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt).

As influências de Aquiles, seus baterista prediletos e um pouco do seu estilo como baterista também é contado na revista, bem como o kit de bateria que ele usava na época que era uma Fischer (ver foto). A bateria usada na gravação (ver foto) é a do estúdio Creative Sound em São Paulo, onde o Hangar também grava seus álbuns.

Kit usado na gravação com Di'anno
Kit usado em Jams com Di'anno e em testes com o Angra

Amigos, essa revista que eu tenho na minha casa é uma peça rara, entre os fãs do Aquiles, pois se trata do primeiro registro histórico da existência do nosso Aquiles no mundo da bateria, já que essa revista, na época era a única sobre bateria no mercado.

Muitos, digo a maioria, conheceu o Aquiles nesta pequena nota da Revista, inclusive eu, que pensei comigo mesmo “vou ver qual é a desse cara” e após pesquisar e ouvir o álbum do Paul Di’anno e escutar materiais do Hangar fiquei admirado com seu estilo e sua técnica, algo que eu nunca tinha visto até então. Lembro-me que após ter escutado esses materiais eu pensei “bem que esse cara poderia ser o novo baterista do Angra”. Dito e feito! Algumas edições depois, a mesma revista Batera & Percussão, na parte de notícias diz: Aquiles Priester é o novo baterista do Angra. Minha vontade (talvez não só a minha, mas de outras pessoas também) foi realizada.

O resto da história todos conhecem. Uma carreira repleta de sucesso e acima de tudo, carinho e humildade.

David Matheus

GALERIA DE FÃS - 6

(Publicado em 21/07/2005)

FERNANDA E AQUILES PRIESTER

Voltando com a galeria de fãs, hoje trazemos mais uma grande amiga e fã do Aquiles, a Fernanda, de Rio Claro/SP.

"Essa foto foi tirada no dia do coquetel de lançamento do DVD do Angra, em São Paulo, e o Aquiles foi um doce com todo mundo, super atencioso apesar do lugar estar cheio de gente. Valeu a pena mais uma vez ter ido para São Paulo só para vê-los"!
Beijão e até o próximo!
Fernanda Horta

Fer, um super beijo e obrigada por colaborar conosco!!!
Visitem o blog que ela fez em homenagem ao Edu Falaschi http://eduardofalaschi.zip.net

AQUILES PRIESTER ENCONTRA GERRY WEI, GERENTE R&D DA MAPEX E DESIGNER DO PEDAL JANUS.

(Publicado em 17/05/2005)

UM SONHO QUE VIROU REALIDADE

Aquiles Priester, baterista de heavy metal mundialmente conhecido e endorse da Mapex no Brasil, pôde realizar seu desejo de visitar o departamento de R&D da Mapex em Taipei. Em 21 de março de 2005 ele encontrou-se com Gerry Wei, gerente R&D da mapex e designer do pedal janus.

Gerry conduziu Aquiles e seu técnico Marcos Limone numa tour particular pela “terra santa” da Mapex – o quarto de exibição. Aquiles ficou impressionado com as caixas “tesouro inédito” e foi atraído pela nova caixa Dinâmica, que é caracterizada por uma concha de aço inoxidável gravado com um padrão de tatuagem da Babilônia, e também ficou espantado pelo som poderoso, que é o resultado de uma borda inovadora de ronda-rolamento.

MAPEX – O MESTRE DO SOM

Aquiles, repetidamente, disse a Gerry sobre como estava satisfeito com o sim da bateria Mapex. Ele facilmente pôde obter a escala de som de todos os tons, sempre com um som profundo de “canhão”, que é tão rico e poderoso. Tudo isto o permite melhorar ainda mais seu desempenho, fazendo com que o público aproveite.

A VELOCIDADE E O SOM COM JANUS
Depois de conversas com a equipe de técnicos de som de bateria, Aquiles pegou seu pedal Janus 7000. Ele disse a Gerry que quando pegou os pedais, ele praticou com eles somente 2 semanas antes de alcançar o som e a velocidade que ele há muito tempo estava procurando. A equipe ficou impressionada com a nova condição do pedal do Aquiles.

Esses pedais estiveram na estrada com Aquiles nos últimos 2 anos e foram usados ferozmente em pelo menos 300 shows de metal e performances ao redor do mundo. Aquiles revelou que ele limpa seus pedais Janus cuidadosamente depois de cada uso e está supremamente satisfeito com o seu desempenho. Gerry pediu que Aquiles deixasse seu pedal Janus 7000 velho para a equipe de R&D estudar os efeitos de uso a longo prazo e uso intenso. Aquiles graciosamente concordou e ganhou dois pedais Janus 7000 novinhos em folha como substituição.

FEEDBACK INESTIMÁVEL PARA INOVACÃO DE PRODUTO
Aquiles generosamente compartilhou suas experiências de usar as baterias Mapex e pedais Janus com a equipe R&D e deu-lhes uma lição no que ele chama de “doença de pé na boca” – técnicas de prática de bumbo duplo para seus pés aumentarem batidas, velocidade e equilíbrio.

Ficou aparente o motivo pelo qual os workshops do Aquiles no Brasil estão sempre cheios e porque seu DVD goza de grande popularidade. Gerry e a equipe R&D ficaram agradecidos por Aquiles ter reservado um tempo da sua ocupadíssima agenda de turnê mundial para fornecê-los um feedback inestimável que é essencial a inovação da Mapex e Janus.

Link
http://www.mapexdrums.com/news/040605_aquilesmapex.html

TRADUÇÃO: MARINA DICKINSON